Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018
Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
 
Notícia
Angola e Congo Brazzaville identificam marcos fronteiriços
Agosto 31, 2014
A sub-comissão de Verificação da Fronteira Terrestre e Fluvial Angola e Congo Brazzaville esteve reunida de 28 a 29 de Agosto na cidade de Cabinda (Angola). O objectivo é dar início à operação de identificação dos marcos fronteiriços que dividem os dois países.

Em comunicado final saído do encontro, a parte congolesa sugeriu que a sub-comissão proceda, em príncipio, à troca de documentos jurídicos e cartográficos necessários em posse de cada Estado para que possa chegar-se a acordo sobre o conteúdo dos mesmos, antes do início da operação de verificação no terreno.

A parte angolana, chefiada pelo comissário-chefe, Pedro Kandela, comandante Nacional da Polícia de Guarda de Fronteiras de Angola, concordou com a proposta. Os membros da sub-comissão no encontro de Cabinda, entenderam adiar a discussão dos outros pontos constantes na agenda de trabalhos, enquanto se aguarda a troca dos referidos textos.

A parte congolesa já entregou os documentos à parte angolana, nomeadamente, os Processos-Verbais da Comissão de Delimitação Franco Portuguesa, assinado em Caio no dia 04 de Julho de 1901, de Chimungo-Sanga de 22 de Julho de 1901, de Chinduma de 11 de Agosto do mesmo ano, de Cotodale de 19 de Agosto igualmente do mesmo ano e o Documento da Fronteira A.E.F-Cabinda, sobre a localização dos marcos.

Os congoleses entregaram também À parte angolana o Documento de Estação astronómica de LOUALI-BILISI, a Ficha Informativa de LOUVILI 1948, os Documentos do Marco de BOIMONGO e dos marcos B e A baliza A-B bem como dos croquis repertórios da ponte de chegada da fronteira terrestre da costa marítima de Cabinda.

A segunda reunião da subcomissão de verificação da fronteira terrestre e fluvial foi agendado para as cidades de Ponta-Negra ou Dolisie em data a ser acordada via diplomática.

Assine a nossa newsletter
EVENTOS
2018-08-09 14:07:42
Horário: 09h00 - 13h00 > 14h30 - 16h30
Praceta projectada, Rua de Moçambique (paralela à Av. Calouste Gulbenkian), Lote Q
1º Esquerdo, Faro · Algarve · Tel. +351 289 897 100 / 289 895 622, Fax. +351 289 897 108/9
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
© 2011 Consulado de Angola no Algarve
Programação Step Ahead | Design TripleSky