Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2018
Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
 
Notícia
Angola e ONU assinam acordo de 12,1 milhões de dólares para promover pesca artesanal
Agosto 30, 2015
O Governo de Angola e o Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas assinaram, em Roma, Itália, um acordo de financiamento de 12,1 milhões de dólares para a pesca artesanal e aquacultura (AFAP).

Um comunicado enviado à agência Lusa refere que 11,1 milhões de dólares são financiados pelo FIDA e o Governo de Angola comparticipa com a quantia de um milhão de dólares, para um projeto que beneficia diretamente mais de 10.000 pescadores artesanais. De forma indireta, o projecto beneficia igualmente cinco mil processadores e pequenos comerciantes rurais ligados a comercialização do pescado, bem como cerca de 800 famílias que desenvolvem a aquacultura de pequena escala, com destaque para mulheres chefes de família, jovens e pessoas adultas provenientes de grupos vulneráveis.

O projecto, a ser executado nas províncias angolanas do Bengo, Cuanza Norte, Luanda e Malange, tem como objectivo reduzir a incidência da pobreza e melhorar a segurança alimentar e nutricional das famílias que se dedicam à esta actividade.

A expectativa é que o projecto promova o desenvolvimento do sub-sector da pesca artesanal e aquacultura através da gestão inclusiva e sustentável da pesca artesanal e aquacultura de pequena escala. "A implementação do AFAP vai igualmente promover um aumento sustentado da quantidade e qualidade de captura e vendas de pescado, bem como o melhoramento de infraestruturas que permitam um cada vez maior acesso a mercados, tais como equipamentos melhorados de secagem, fumagem e conservação do pescado", frisa a nota.

O acordo foi assinado pela parte angolana, pela secretária de Estado das Pescas de Angola, Maria Antónia Nelumba, e pelo FIDA, rubricou o presidente da instituição, Kanayo Nwanze. A nota observa que, desde 1991, o FIDA já investiu em Angola um total de 47,2 milhões de dólares em cinco programas e projetos, que já geraram investimentos na ordem dos 101,6 milhões de dólares, beneficiando mais de 201.600 agregados familiares.

Assine a nossa newsletter
Horário: 09h00 - 13h00 > 14h30 - 16h30
Praceta projectada, Rua de Moçambique (paralela à Av. Calouste Gulbenkian), Lote Q
1º Esquerdo, Faro · Algarve · Tel. +351 289 897 100 / 289 895 622, Fax. +351 289 897 108/9
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
© 2011 Consulado de Angola no Algarve
Programação Step Ahead | Design TripleSky