Terça-Feira, 16 de Outubro de 2018
Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
 
Notícia
Cooperação cultural entre Angola e Brasil com nova mola impulsionadora
Agosto 30, 2015
O intercâmbio cultural entre as repúblicas de Angola e a Federativa do Brasil vai ganhar um novo impulso, mormente no domínio da música, em virtude do ressurgimento, em Setembro, do projecto Kalunga II.

O referido projecto permitirá o intercâmbio entre os artistas dos dois países, através de encontros regulares e concertos musicais. O mesmo, apresentado em conferência de imprensa, na última quarta-feira, em Luanda, ressurge 35 anos depois da primeira edição, realizada em 1980, para possibilitar os angolanos apreciarem a música brasileira ao vivo em Angola, a trocarem experiência entre os cantores dos dois países, assim como os artistas nacionais exibirem-se periodicamente na “terra do samba”.O referido projecto permitirá o intercâmbio entre os artistas dos dois países, através de encontros regulares e concertos musicais. O mesmo, apresentado em conferência de imprensa, em Luanda, ressurge 35 anos depois da primeira edição, realizada em 1980, para possibilitar os angolanos apreciarem a música brasileira ao vivo em Angola, a trocarem experiência entre os cantores dos dois países, assim como os artistas nacionais exibirem-se periodicamente na “terra do samba”.

Ao intervir no acto, o embaixador do Brasil em Angola, Norton de Andrade Mello Rapesta, salientou que por via deste projecto, os angolanos terão a possibilidade de interagir com muitos dos “dinossauros” da música popular brasileira. O Brasil, referiu, pretende tornar esta iniciativa regular, com shows anuais de forma alternada, contemplando também músicos angolanos.

Recordou que a primeira edição do Kalunga consistiu na realização de quatro espectáculos em Angola, dois dos quais na Tourada e os restantes na província de Benguela, com o músico Martinho da Vila como a principal atracão, à semelhança do que vai acontecer agora no show de relançamento do projecto, a nove de Setembro, no restaurante Lookal. “A vinda destes dinossauros da música brasileira é uma mostra da confiança do Brasil no futuro de Angola e espelha o desejo dos brasileiros em intensificar as relações culturais, particularmente no capítulo musical. É uma iniciativa que vem se juntar a outras, mas que conhecerá uma dinâmica diferente nos próximos tempos”, referiu o diplomata, argumentando que a ideia nasceu de uma conversa com amigos.

Por sua vez, a directora Executiva do Instituto de Desenvolvimento Educacional Internacional de Angola (IDEIA), Adriana Dias, explicou que o show será direccionado para os angolanos. A festa terá característica de gala, numa noite reservada a cerca de 700 pessoas. “Não tenho muitas memórias, mas na primeira edição os artistas brasileiros que cá vieram puderam trocar experiências com os angolanos André Mingas, Valdemar Bastos e Filipe Mukenga”, lembrou a responsável.

O evento, a ser co-produzido pela Embaixada do Brasil em Angola e o Instituto de Desenvolvimento Educacional Internacional de Angola (IDEIA), vai reunir em palco, além de Martinho da Vila, os cantores Francis e Olívia Hime, Geraldo Azevedo, Mart’Nalia, Miúcha, Mariene de Castro, Nei Lopes, Elba Ramalho e Yamandu Costa, numa festa sem a actuação de artistas angolanos. O projecto Kalunga II é de natureza cultural e focado sobretudo na música. É dirigido por Fernando Faro.

Assine a nossa newsletter
Horário: 09h00 - 13h00 > 14h30 - 16h30
Praceta projectada, Rua de Moçambique (paralela à Av. Calouste Gulbenkian), Lote Q
1º Esquerdo, Faro · Algarve · Tel. +351 289 897 100 / 289 895 622, Fax. +351 289 897 108/9
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
© 2011 Consulado de Angola no Algarve
Programação Step Ahead | Design TripleSky