Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
 
Notícia
Angola arranca com programa de saúde oral
Fevereiro 07, 2017
Um programa de saúde oral, lançado ontem, no Complexo Escolar do Ensino Especial, localizado no distrito urbano do Rangel, vai atingir, até Dezembro deste ano, 270 mil crianças dos seis aos nove anos.

Denominado “Sorrisos brilhantes,futuros brilhantes”, o programa é da responsabilidade da empresa Colgate, que trouxe a Angola, para o lançamento do projecto social, o seu representante na África Subsaariana, Jean Luc. Na sua intervenção, Jean Luc informou que o programa existe em 80 países do mundo e já atingiu mais de 80 mil crianças. A meta é atingir 1,2 milhões delas até 2020. Em África, o programa é desenvolvido em 20 países.

“A Colgate tem feito um grande investimento destinado a crianças de vários países para promover a saúde oral”, declarou Jean Luc, acentuando que, para Angola, a previsão é atingir, nos próximos anos, 900 mil crianças. O programa da Colgate é desenvolvido em Angola em parceria com a Associação Nacional dos Técnicos de Estomatologia de Angola (ANTEA).

O programa existe há 25 anos e consiste em explicar a crianças como escovar os dentes a fim de terem um sorriso bonito e saudável durante toda a vida e identificar doenças da boca. O programa inclui a distribuição de pastas dentífricas, escovas e panfletos educativos.

O vice-presidente da Associação Nacional dos Técnicos de Estomatologia de Angola (ANTEA), Avelino Cachilandala, elogiou o lançamento do programa da Colgate em Angola e garantiu que “todos os membros da associação vão ter participação activa para o seu êxito.” Avelino Cachilandala frisou que a cárie dentária é uma doença que consiste na destruição total ou parcial do tecido mais duro do dente, o esmalte, como resultado de uma higiene deficitária da boca e do consumo exagerado de doces.

Para manter a higiene oral, é necessário escovar a boca três vezes por dia ou após as refeições. O estomatologista lembrou que a ANTEA existe há 11 anos e é membro da Federação Dentária Internacional (FDI) e da ADL - Associação Dentária Lusófona. A ANTEA desenvolve várias actividades no país em prol da saúde oral da população.

António Esperança Neto, de sete anos, disse ao Jornal de Angola que o programa “Sorrisos brilhantes, futuro brilhantes” é positivo por dar oportunidade a milhares de crianças de adquirirem conhecimentos sobre como escovar correctamente os dentes.

Rosana da Sorte, de seis anos, disse estar muito feliz. “Nunca fiquei presente numa actividade igual a essa, onde as crianças aprendem a escovar bem os dentes. É sinal de que as aulas vão correr bem”, afirmou a criança.

Assine a nossa newsletter
Horário: 09h00 - 13h00 > 14h30 - 16h30
Praceta projectada, Rua de Moçambique (paralela à Av. Calouste Gulbenkian), Lote Q
1º Esquerdo, Faro · Algarve · Tel. +351 289 897 100 / 289 895 622, Fax. +351 289 897 108/9
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
© 2011 Consulado de Angola no Algarve
Programação Step Ahead | Design TripleSky